terça-feira, 19 de novembro de 2013

Resumo do Livro Iracema

 Resumo do livro Iracema de José de Alencar 

  Iracema estava se banhando no rio perto de sua aldeia, quando avistou um homem branco que estava lhe olhando com um olhar curioso.
 Iracema como era uma índia desconfiada acertou-o com uma flechada, assim o ferindo, ela levou o português para sua aldeia para se hospedar e ser cuidado, lhe deu remédios naturais e ofereceu-lhe a cabana de Araquém, seu pai, para se hospedar.
Araquém seu pai ofereceu-lhe as mais belas jovens da tribo, mas Martin apenas tinha olhos para Iracema a índia da boca de mel e dos cabelos negros, guardiã dos segredos de jurema.
Martin apaixonou-se por Iracema e assim mantiveram um romance as escondias. Numa noite de festa Martin convidou Iracema para se retirarem pois queriam ter um momento a sós.
Seu romance era impossível, por isso decidiram fugir daquele lugar, foram para uma ilha deserta onde lá mantiveram uma relação de amor e amizade, mas Martin sentia muita falta de sua vida na Europa por isso decidiu viajar para sua antiga terra, assim deixando Iracema sozinha e esperando um filho seu.
Iracema como estava grávida e sem seu marido enfrentou uma gravidez muito complicada com graves problemas por conta da maldição de Jurema que apenas ela tinha conhecimento.
Iracema teve seu filho mas estava muito mal, Martin chegou de viajem e viu sua esposa em uma situação precária, com seu filho nos braços entregou-lhe para ele e acabou falecendo, ele não sabia o que fazer apenas abraçou seu filho e crio-lhe com muito amor e sempre lhe dizendo que sua mãe tinha sido uma índia que sempre lutou por suas causas e objetivos.
Martin sempre que olhava pra lua lembrava do rosto belíssimo de Iracema, então decidiu ir embora daquele lugar ir seguir sua vida longe do lugar onde perdeu sua bela esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário